Notas Técnicas
A Nota Técnica é uma publicação do Comitê Técnico de Sementes Florestais, vinculado à Associação Brasileira de Tecnologia em Sementes (ABRATES). A publicação tem como foco manuscritos contendo revisão de literatura sobre os tópicos de interesse da área de sementes para espécies florestais e nativas e em temas relevantes ao setor de sementes.
|
Normas
- É necessário que no mínimo um dos autores do trabalho seja associado efetivo da ABRATES e esteja em dia com a anuidade.
- O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es), ficando a critério do Comitê Editorial a aprovação da publicação ou não dos trabalhos em função da sua relevância para o setor de sementes nativas e florestais.
- A digitação do trabalho deverá ser feita utilizando-se o editor de texto Word (DOC ou RTF) e os gráficos em programas compatíveis com o WINDOWS, como o EXCEL, e formato de imagens: Figuras (GIF) e Fotos (JPEG). Deve-se utilizar em espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento duplo, folha formato A4 (margens 2,5 cm). A nota técnica não deve exceder 8 páginas, incluindo texto e figuras.
- As notas técnicas voltadas às espécies florestais e nativas será publicada uma única espécie florestal por nota técnica. Deverão ser apresentadas no mínimo 3 e no máximo 6 fotos da espécie. A primeira foto deve ser da árvore inteira e vir na primeira página, as demais fotos devem ser dos frutos/sementes ou da flor e deve vir ao longo da NT, sendo citada no texto. Devem ter uma resolução mínima de 300 dpi, com a indicação do autor. A linguagem deve ser acessível ao público mais amplo, de técnicos a produtores rurais, e, portanto, deve-se evitar termos muito rebuscados (caso sejam citados, devem vir entre parênteses, e com sua respectiva definição, tornando a nota técnica didática). As notas técnicas devem conter os seguintes tópicos: TÍTULO (nome científico e vulgar da espécie), AUTORES (inserir profissão, instituição com endereço, cargo na instituição), IDENTIFICAÇÃO BOTÂNICA (nome científico, família, nome vulgar, sinonímia), DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA (Países, Estados, biomas, ambiente, altitude (faixa máxima e mínima de ocorrência da espécie), pluviosidade (média anual), formações vegetais), DESCRIÇÃO BOTÂNICA (forma de vida, tronco, casca, folha, flor, fruto e sementes geralmente informando sobre tamanho, forma e cor); GRUPO ECOLÓGICO E FUNCIONAL (classe sucessional e grupo funcional para uso em projetos de restauração ambiental), BIOLOGIA REPRODUTIVA (Fenologia com período e época do ano, tipo sexual, polinizadores, dispersores), USOS (citar quais os usos potenciais da espécie para os diversos fins), SEMENTES (Peso de mil sementes, manejo (métodos de coleta, de extração, de beneficiamento e de secagem indicados), Armazenamento, Germinação (substrato, temperatura, tempo de germinação), Métodos para superação de dormência se houver), MUDAS (Produção em Viveiro (recipiente, sombreamento, substrato, tempo de produção de muda, tamanho para transplante para o campo, adubação em viveiro), Associação simbiótica, Propagação vegetativa, Outros).
- Referências deverão obedecer às normas do Journal of Seed Science.
- Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail: [email protected].
- Outros detalhes para publicação de trabalho poderão ser obtidos junto ao Comitê Editorial do Informativo ABRATES
EDITORES
- Bárbara França Dantas
- Danilo Ignacio de Urzedo
- Eduardo Malta Campos Filho
- Fatima C.M. Piña-Rodrigues
- Geângelo Petene Calvi
- Juliana Müller Freire
- Manuel Lima Junior
- Lausanne Soraya de Almeida
- Edson Ferreira Duarte